Atualmente há uma grande necessidade de estudo e aprofundamento do direito digital, uma vez que instrumentos virtuais criaram a possibilidade da prática de novos crimes, como a ação de hackers ou a criação de vírus.
Além disso, propiciaram uma nova forma de realização de velhos delitos, como o estelionato, a exploração sexual e o plágio.
Neste contexto, uma coisa é certa: ambiente totalmente seguro na internet é um mito. Há uma série de problemas virtuais que podem ser evitados com pequenas ações.
Abaixo, listo pequenas dicas preventivas, fáceis de serem seguidas.
A primeira delas diz respeito aos sistemas operacionais utilizados em computadores, tablets e smartphones que devem estar sempre atualizados a fim de corrigir eventuais vulnerabilidades exploradas por hackers.
O mesmo vale para navegadores e programas de leitores de e-mail.
É importante manter um programa de antivírus instalado e atualizado em sua máquina para proteger contra o acesso de hackers, vírus, worms e pragas virtuais.
Caro leitor, desligue seu computador quando não o estiver usando e cubra sua webcam se ela não estiver sendo utilizada. Programas remotos de espionagem conseguem acessá-la.
Desligue a máquina e procure imediatamente um técnico em informática para solucionar o problema ao menor indício de que o computador está infectado por vírus ou programa espião.
